Pesquisa
Minha Conta
Meus favoritos
0
Seu carrinho está vazio :(
O que você está procurando?
x
Tecidos

Tecidos Sustentáveis

Publicado em 16.01.2021 |
33 visualizações

Talvez você já tenha ouvido falar sobre tecidos sustentáveis em algum momento por aí, mas você sabe algo sobre eles?

Nós da Dagllo utilizamos apenas materiais sustentáveis para dar vida as nossas criações, então vamos explicar um pouquinho sobre como funciona esse mundo dos tecidos ecológicos.

No início, quando nossa empresa estava em projeto ainda, procuramos entender mais sobre a matéria prima que iríamos utilizar e buscar fornecedores confiáveis para que pudéssemos trabalhar. A verdade é que: foi difícil! Depois de muito pesquisar pela internet a fora, várias ligações, visitas em empresas e estudo, nos familiarizamos com o material e encontramos nossos fornecedores muito bons e confiáveis para trabalhar, que nos abraçaram e ajudaram e principalmente, apostaram em nosso negócio.

Acredito que um hoje, nossa principal matéria prima seja o moletom e meia malha. Por diversas questões que aprendemos durante as primeiras coleções que lançamos na Dagllo (vamos lançar a terceira agora em março), escolhemos esse material para ser a “base” de nossas peças.

Então, como funciona a meia malha sustentável? Ela é composta por fio de algodão orgânico, que é cultivado a partir dos princípios da agricultura, lá do comecinho. Essa produção do fio orgânico não utiliza os agrotóxicos e pesticidas, que reduzem os malefícios causados no solo e a nós humanos.

Toda a produção do algodão orgânico é feita de forma naturalmente, o que aumenta sua qualidade e consequentemente, o valor final, pois leva-se mais tempo de cultivo até a produção do fio que tece a malha. Todo tecido que utilizamos em nossas peças possui certificado GOTS, que explicaremos futuramente em outro post.

Existe também o algodão desfibrado, feito a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis, passando por produção de trituração, beneficiamento e fiação, dando origem a um novo fio de malha, porém com tecidos que já existiam antes. Esse fio mesmo sendo reciclável, mantem o conforto e qualidade do algodão convencional, porém ajudando o meio ambiente. Nós utilizamos um esquema de explicação criado por um de nossos fornecedores que achamos muito prático para entender, confira abaixo:

semear malhas e tecidos sustentveis fluxo processo

Foto: Reprodução Semear Ecotêxtil. Disponível em: <https://semearecotextil.com.br/nosso-processo-sustentavel.html>.

Nesse esquema acima é possível entender qual o processo para a realização do fio desfibrado. Como pode-se perceber, é um ciclo fechado em que não há poluição de resíduos para o meio ambiente, pois é reaproveitado para a produção de um novo fio.

Além da malha, também utilizamos o moletom, que é composto pelo mesmo fio de algodão orgânico ou desfibrado, dependendo qual matéria prima será utilizada, é composto também por fio de poliéster reciclável.  O fio PET é produzido a partir de garrafas PET existentes que são recicladas. Transformar garrafas PET em fio requer uma tecnologia, maquinário de ponta e uma seletiva e rigorosa coleta das garrafas. Esse tipo de fio tem como vantagens a redução do uso de petróleo, pois utiliza aquilo que já está pronto no planeta, economiza energia e gera mais empregos.

Nós temos a consciência de que usar apenas matéria prima sustentável não é o que basta. Temos uma preocupação em todo nosso processo produtivo para que seja de forma que não agrida o meio ambiente, que a peça seja durável para o consumidor, além de cuidar e ser justo com nossos colaboradores, não importa se forem terceirizados ou internos da Dagllo. Na verdade, essas questões não são um diferencial para nós, é o mínimo a nossa obrigação cuidar de nossa casa Terra e os nossos colaboradores.