Pesquisa
Minha Conta
Já possui cadastro? Acesse sua conta
Meus favoritos
0
Seu carrinho está vazio :(
O que você está procurando?
x
Tecidos

O que é Algodão Orgânico?

Publicado em 21.01.2021 |
60 visualizações

No post anterior, comentamos brevemente sobre os tecidos sustentáveis que utilizamos em nossa produção. E hoje, para agregar esse conteúdo, vamos falar especificamente sobre o algodão orgânico. Porque é muito provável que você use, ou já tenha usado, uma camiseta de algodão convencional, mas sabe quais os impactos essa camiseta proporcionou ao meio ambiente e aos produtores?

Roupas feitas com tecido de algodão são famosas por serem confortáveis. Com o surgimento do algodão orgânico, as características da fibra ficaram ainda melhores, pois além de vestir bem e ter uma macies ainda maior, você vestirá uma peça sustentável e consequentemente com menor impacto no meio ambiente. Leia o texto e tire suas próprias conclusões.

 Cultivo de Algodão Convencional

O que muita gente não sabe ou não parou por um instante para analisar é o impacto que o cultivo de algodão convencional causa ao meio ambiente. Esgotamento de nutrientes do solo, intoxicação de animais, intoxicação de agricultores, poluição de rios e águas subterrâneas e até mesmo alergias na pele em quem usa roupas do material são alguns dos rastros causados pela fibra.

E por não se tratar de um produto comestível, muitos pensam que não há problemas em exagerar na dose de pesticidas. Mas o plantio faz com que aproximadamente 250 mil agricultores adoeçam a cada ano no mundo.

Os números mostram o quão impactante é o cultivo desse algodão.

- Utiliza cerca de 24% de todo o consumo de inseticidas do mundo.

- Utiliza cerca de 11% de todo o consumo de pesticidas da agricultura.

 O que é o Algodão Orgânico?

algodo2

Foto: Reprodução Akatu. Disponível em:  <https://www.akatu.org.br/noticia/algodao-organico-ganha-mercado-em-todo-mundo/>.

O plantio do algodão orgânico vem de uma técnica que não utiliza defensivos ou fertilizantes sintéticos (químicos) e muito menos sementes transgênicas. A técnica possui um tempo maior de cultivo, já que precisa de mais cuidados justamente por não utilizar agrotóxicos. O cultivo orgânico, normalmente utiliza-se de terrenos menores e possuem uma demanda limitada, já que dependem, essencialmente dos fatores naturais e de muita mão de obra. Por conta de todo esse processo da produção (a quantidade, tempo e cuidados) o algodão orgânico acaba tendo um maior valor de mercado.

Dados de estudos indicam que a produção orgânica do algodão além de economizar água, tem também uma redução considerável na emissão de gases, por não fazer o uso de fertilizantes e pesticidas, beneficiando o nosso ecossistema e claro, os trabalhadores desses locais.

Para consolidar o que estamos explicando, seguem alguns números que representam as diferenças entre o algodão convencional e o algodão orgânico (com base em pesquisa feita nos 5 maiores produtores de algodão orgânico do mundo: Índia, China, Turquia, Tanzânia e EUA):

- Redução de 46% no potencial de aquecimento global.

- Redução de 70% no potencial de acidificação no solo e na água.

- Redução de 26% no potencial de erosão do solo.

- Redução de 91% do consumo de água.

- Redução de 62% na demanda de energia primária.

Para nós da Dagllo, o cultivo do algodão orgânico, como também outras formas de se produzir a moda e economizar a natureza é totalmente apoiada. Temos o propósito de utilizar somente materiais oriundos de trabalhos que preservem a natureza. Mesmo sabendo das dificuldades de encontrar diversidade nas matérias primas e a pouca produção das mesmas, acreditamos que essa corrente que estamos criando será difundida com o tempo e ficará ainda maior, ajudando na preservação do nosso maior tesouro. Temos muitos projetos e sonhos para realizarmos e um deles estamos começando, que é criar moda sem agredir o meio ambiente.

Não percam nossa nova coleção que será lançada em breve. Teremos novidade em nossas matérias primas.